Biografia


Formação

Doutor (2015) e Mestre (2009) em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduado em Composição e Regência pela Universidade Federal da Bahia (2004). Teve como tema de doutorado “A formação de uma identidade poética através de um ciclo de peças”, onde investigou possíveis conexões entre a formação de uma identidade no processo criativo do compositor.

Foi professor de teoria musical do curso de extensão da Universidade federal da Bahia de 2002 a início de 2003. Professor de solfejo e história da música de 2003 a 2005 do Instituto Lumen Christi, instituto de teologia da Faculdade Social da Bahia. Atuou em 2009 e 2011 como professor de composição da UFRGS, como parte da disciplina Estágio Docente Orientado.

Foi professor do Instituto Superior de Educação Ivoti de 2013 a 2014, onde ministrou as disciplinas Linguagem e Estruturação Musical III e IV, Educação Musical em Espaços não Escolares, Percussão e Seminário de Aprofundamento I e II. Atualmente é professor de violoncelo da Fundação Municipal de Artes (FUNDARTE Montenegro-RS) e professor de Teoria musical e Harmonia do curso Tecnólogo de Produção Fonográfica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Tem atuado também em diversas instituições como professor de cursos livres de arranjo, harmonia, teoria musical e composição.

Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: composição musical e arranjo, instrumentação e orquestração, linguagem e estruturação musical, percepção musical, análise musical e musica do século XX, história da musica, metodologia cientifica, ensino a distância como administrador e professor da plataforma Moodle.

Como Compositor

Obteve alguns prêmios como compositor, entre os quais, Menção Honrosa na “XXIII Apresentação de compositores da Bahia” (2000), 1° lugar no concurso de composição “Oito Violoncelos em Concerto” (2000), 2° Lugar e Premio de Público no “Concurso Nacional de Composição Lindemberg Cardoso” (2002) e 2° Lugar no “Concurso Nacional de Composição Cláudio Santoro” da Academia Brasileira de Música (2005). Já teve algumas de suas peças apresentadas no Rio de Janeiro (Orquestra Petrobrás Pró Música, regência – Roberto Duarte), São Paulo (Antunes Câmera), Salvador (Orquestra Sinfônica da UFBA, regência – Piero Bastianelli), Curitiba (Camerata Antíqua, direção e solo – Raiff Dantas), Porto Alegre (Orquestra de Câmera FUNDARTE, regência – Jocelei Bohrer), e em Portugal, Espanha e Inglaterra, fazendo parte do espetáculo “Carne” de Tadeu Marques (Brasil/Portugal 2006-2007).

Participa ativamente como arranjador de grupos populares com diversas formações. Atuou como professor de arranjo e composição musical em cursos de extensão UFRGS, Fundarte e no festival de musica Musikfest em Santa Cruz do Sul – RS.

Como violoncelista

Iniciou seus estudos com Suzana Kato (Salvador-BA), estudando posteriormente com Raiff Dantas (São Paulo-SP) e Maria Alice Brandão (Curitiba-PR). Participou de Festivais de música onde teve aulas com professores como Gustavo Tavares, Anatoli Krastev (Bulgária), Juarez Johnson (Paraíba – Argentina).

Atuou como bolsista na Orquestra Sinfônica da UFBA (Salvador-BA / 2002-2003), Orquestra Sinfônica de Santo André (Santo André-SP / 2005-2006), musico convidado na Orquestra Sinfônica do Paraná (Curitiba / 2006-2007), musico convidado na Orquesta de la Universidad del Norte (Assunção-Paraguai/2006), Orquestra Unisinos (São Leopoldo-RS / 2009), Orquestra Sinfônica da UCS (Caxias-RS / 2009).

Outros Estudos


Estudou regência com o maestro Claudio Ribeiro, participou do naipe dos tenores no Madrigal Presto, conduzido pelo maestro João Paulo Sefrin, com preparação vocal de Lúcia Passos e fez o curso de extensão da PUC “Moodle para professores”, se capacitando na modelagem e gestão de cursos a distância via plataforma Moodle de ensino a distância.